O Culto Divino

16/02/2012 17:31

O Pastor e o Culto Divino

 
É com muita alegria e enorme responsabilidade que trataremos deste tema tão importante para Igreja do Senhor Jesus Cristo, pois entendemos que o culto cristão é a solenidade apropriada, na qual a Igreja oferece a Deus a adoração coletiva, o que,  conforme o Mestre Divino, deve ser feito em espírito e em verdade. Entendemos que o pastor como ministro do culto divino, deve orientar o rebanho e ter cuidado de si mesmo para que o culto não perca sua finalidade, sendo conduzido para outros propósitos como veremos a seguir:
 a) Culto do formalismo: Solenidade onde são cumpridas as formalidades pertinentes à religião, porém falta a espiritualidade e a vida. Paulo nos ensina o culto racional, no qual cada participante se apresenta a Deus como sacrifício vivo, santo e agradável ao Senhor, desfrutando de profunda comunhão com Deus a ponto de experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12:1-2). Aleluia!!!
 
b) Culto contencioso: No texto de lº Cor 11:16-20, Paulo nos fala de cultos nos quais os participantes se ajuntavam para pior, pois havia contendas  e heresias, e, conforme o verso 20, assim eles não agradavam ao Senhor. Temos ouvido reclamações de algumas igrejas que sentem a falta da palavra de Deus, do amor, da edificação e  da espiritualidade, enquanto sobram reclamações, ataques pessoais, maus-tratos e lágrimas de revolta. Para estes e outros males, vejamos o remédio indicado por Paulo no texto de Ef.5:17-21 Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.
 
c) Culto do entretenimento: Quando nos faltam os verdadeiros motivos do culto divino, tais como: gratidão, reverência e graça, somos tentados às invenções que, quase sempre, resultam na conversão do culto cristão em festa de diversão humana.Isso é tão real, que você pode escolher participar de um culto dançante  ou de uma balada gospel, onde certamente virtudes como reverência, santo temor e piedade são desprezadas. Lembremos que Jesus ensinou que a adoração deve ser oferecida em espírito e em verdade, o que nos dá a compreensão da existência da adoração falsa, carnal e mentirosa. O Autor dos Hebreus nos ensina: pelo que tendo recebido um Reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, mediante a qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverencia e santo temor, porque o nosso Deus é um Fogo Consumidor ( 12 :28-29 ).
          
   Amados Ministros do Evangelho do Senhor Jesus Cristo. Tendo em consideração o nosso compromisso de conduzir o Rebanho de Deus como aqueles que hão de dar conta dele perante o Senhor, lutemos com ousadia cada vez maior pela restauração e conservação do verdadeiro culto a Deus, certos de que esta é vontade daquEle que é digno de honras, glórias, louvores e adoração. E sua palavra nos diz: Deus é espírito, e importa que os que o adoram, O adorem em Espírito e em Verdade. (João 4:24). Louvado seja o Senhor.
Pr. João Gonçalves Mendes
 
(85)86167431
 
www.admaracanau.org
 
prjoaomendes@yahoo.com.br