Lição 9 - Uma Igreja Verdadeiramente Próspera

05/03/2012 09:24

Lição 9 - 1º Trimestre de 2012

Comentários: Ev. Gérson Mendes

 

O tópico 3 do ponto I da lição em estudo, “O Povo único de Deus” é o ápice  do tema abordado nessa lição. A observação de Donald Hagner de que a igreja não assume o lugar de Israel, mas que Israel encontra sua verdadeira identidade na Igreja! O Novo Testamento revela que Deus Através de Cristo, renovou a aliança com seu povo e que nesse ato, tanto judeus como gentios formam um só povo. Ser parte da igreja é reconhecer Jesus como o Messias – a plenitude das promessas divinas. ESSA É A VERDADEIRA PROSPERIDADE.

 

A observação de Donald Hagner, lança luz à abordagem introdutória do comentarista da lição que nos informa acerca da divisão de opiniões entre os estudiosos da bíblia acerca de Gálatas 6. 16, pois enquanto alguns acreditam que a Igreja suplantou por completo a Israel nos projetos de Deus. Outros acreditam  que a igreja entrou no plano da salvação até que Deus cumpra seus propósitos com o povo da promessa. Já a bíblia de Estudo Pentecostal diz acerca da expressão “Israel de Deus” que trata-se de todo povo de Deus debaixo do novo concerto tanto gentios como judeus salvos.

Não confundir com a Teologia da Substituição defendida pelo teólogo Kenneth Gentry, “Cremos que a igreja internacional sucedeu, para sempre, o Israel nacional como a instituição para a administração da bênção divina ao mundo”.

Qual é então o conceito de Igreja?

- A igreja – ekklesia em grego – é uma assembleia edificada por Jesus (Mt. 16.18),

- é um corpo que tem Cristo como cabeça (I Co. 12.17; Cl. 1.18),

- composta por pessoas de todas as etnias e línguas (Cl. 3.11; Ap. 7.9).

É a igreja um organismo vivo, espiritual e universal, só quem de fato está integrado ela pode desfrutar a verdadeira prosperidade.

Enquanto para muitos o conceito de prosperidade, resume-se em riquezas, saúde, Acumulo de bens materiais. Uma Igreja realmente próspera é aquela que cumpre integralmente a sua Missão.

 

O Proposito primordial da Igreja é:

- Evangelismo e Discipulado. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Mc 16.15

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Mt. 28:19

Entretanto quando a igreja consegue conduzir seus membros a verdadeira adoração, e ao mesmo tempo  promove o crescimento espiritual desses membros através do ensino da palavra de Deus gerando a edificação do corpo de Cristo e com isso motivando seus membros. A se tornarem também proclamadores do evangelho, o proposito primordial da igreja continua sendo cumprido. Quando isso acontece, temos de fato uma igreja realmente próspera.

 

Igreja próspera é igreja que adora:

O autor A. P. Gibbs em seu livro “Adoração”, escreveu: “A palavra adoração assim como outras palavras admiráveis como ‘graça’ e ‘amor’ podem ser mais facilmente experimentadas do que descritas.” E ele tem razão. É muito mais fácil experimentarmos (praticarmos) a adoração do que descreve-la. Porém, passeando pela Bíblia, vemos que a adoração está associada freqüentemente com a idéia de culto(resposta), reverência, veneração, por aquilo que Deus é (Santo, Justo, Amoroso, Soberano, Misericordioso, Imutável, etc.). (Sl.96:9; Ap. 4:8-11; Ap. 7:11-12; Ap. 11:16-17), ou seja, independente do que Deus faz, fez ou fará, nós O adoramos(cultuamos, reverenciamos, veneramos) por aquilo que Ele é, ou seja, sua pessoa(natureza, caráter e atributos).

Em resumo, adoração bíblica envolve tanto as palavras quanto a vida. Se quiséssemos uma breve definição de adorar poderíamos dizer: "Adorar a Deus é reconhecê-Lo como nosso Senhor, tanto nas palavras quanto nos atos".

 

O ensino como característica de uma igreja verdadeiramente próspera:

Jesus desenvolveu maior parte de seu ministério ensinando.

A igreja primitiva cultivava o ensino da palavra de Deus, que por sua vez promovia a edificação espiritual dos crentes.

Uma igreja ensinadora permite a seus membros:

- rejeitarem as heresias

- aplicarem corretamente as verdades bíblicas à própria vida e de outros.

- defenderem se com base bíblica de falsos ensinamentos.

- Desenvolverem uma melhor relação com Deus mediante a sua palavra.

É uma Igreja forte capaz de vencer as crises. Superar as dificuldades. Passar por cima dos obstáculos. Para tornarem o nome de Jesus conhecido de todas as gentes.

Finalmente o papel primordial da Igreja é cumprido, A Evangelização passa a ser uma tarefa prazerosa gerando resultados importantíssimos que contribuem para a expansão do Reino de Deus.