Em busca do Reino

16/02/2012 17:32

 

Em busca do Reino
 
No sermão do monte encontramos o mais completo ensino acerca da conduta, ética, caráter e recompensas dos filhos de Deus. Posso imaginar os apóstolos quase atônitos, porém receptivos as palavras que transmitiam grandiosas promessas, tais como: deles é o reino dos céus; eles serão consolados; eles herdarão a terra; eles serão fartos; eles alcançarão misericórdia; eles verão a Deus; eles  serão chamados filhos de Deus; deles é o reino dos céus; grande é o vosso galardão nos céus. Tomados de entusiasmo quase não percebiam que para cada bem aventurada promessa havia uma contra partida divinamente estabelecida como exigência imprescindível para os filhos de Deus.
O Senhor continua seu sermão fazendo profunda interpretação: da lei; da missão dos profetas; da caridade; do jejum; das orações. Falando também das muitas ansiedades humanas, dando garantias do suprimento divino de modo abundante e infalível, assim o Senhor ensinou detalhadamente acerca de direitos e deveres dos filhos de Deus, o que faz, outra vez de forma sintética dizendo: Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas (MT 6:33). Portanto nós que buscamos o reino devemos considerar que:
_ O Reino de Deus não é deste mundo. (João 18:36) Por isso é também chamado Reino dos Céus. Este fato nos adverte quanto ao dever de reconhecer e reverenciar tudo que é pertinente ao reino de Deus, como podemos ler em Hb 12:28,29. Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade; Porque o nosso Deus é um fogo consumidor. E ainda II Cor 4:20  porque o Reino de Deus não consiste em palavras mas em poder.
_O Reino de Deus é justiça, paz e alegria. (Rm 14:17) Paulo afirma que o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça e paz e alegria no espírito santo. Que maravilha! No Reino de Deus ninguém será injustiçado, ninguém cometerá injustiças, pois os filhos do reino já foram feitos justiça de Deus (IICor 5:21b), e andam pelas veredas da justiça pelo amor do nome do Senhor (Sl 23:3).
_ O Reino de Deus não é dos homens. O Reino de Deus é uma concessão divina à sua igreja. No texto de Mateus 21:43 lemos: Portanto, eu vos digo que o Reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos. E ainda em Lucas 12:32 Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o Reino dos céus. Devemos lembrar que, os líderes judáicos perderam a representação do Reino dos Céus, pois não tendo em conta a soberania de Deus praticaram injustiças.   
_ O Reino dos Céus é uma realidade presente. O Senhor proclama no início do seu ministério arrependei-vos por que é chegado o Reino dos Céus (Mt 4:17) No texto de Lucas 17:20,21 lemos E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o Reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O Reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o Reino de Deus está dentro de vós.O apóstolo João quando declara que Cristo nos lavou no seu próprio sangue afirma também que, ele nos constitui Reino e sacerdotes para o seu Deus e pai (Ap 1:6a). Assim podemos crer que a soma dos cristãos regenerados e habitados pelo Espírito Santo se constituem no reino inabalável de Deus aqui na terra.   
  Amados irmãos reconhecendo o privilégio de súditos deste Reino eterno, busquemos com primazia sua justiça, paz e alegria, com reverência e piedade, fazendo aqui na terra a vontade de Deus; assim como ela é feita no céu.
 O Senhor nos abençoe!
Pr. João Gonçalves Mendes
 
(85)86167431
 
www.admaracanau.org
 
prjoaomendes@yahoo.com.br