Andando no temor do Senhor

16/02/2012 17:41

 

...andando no temor do Senhor... Atos 9:31
No presente texto, Lucas nos dar informações sublimes e edificantes quando nos diz que as igrejas de então tinham paz, eram edificadas, se multiplicavam, andavam no temor do Senhor e na consolação do espírito santo. Quero através deste artigo convidar os meus irmãos a pensar comigo no que significa andar no temor do Senhor, considerando que esta grande virtude é a vereda espiritual trilhada pelos filhos de Deus, como veremos a seguir.
Primeiro: Abraão. (Gn 17:1) Chamado por Deus para ser perfeito mediante o andar na presença do senhor alcançou elevado grau de aprovação quando de sua obediência incondicional e voluntária ao Senhor. Diante de tais atitudes o céu bradou: Agora sei que temes a Deus e não me negaste o teu único filho. (Gn 22:12) Entendemos assim, sem exagero que o temor do Senhor é uma disposição voluntária para obedecermos incondicionalmente ao nosso redentor e Senhor.
Segundo: José. Bisneto de Abraão, que nos deixou grande exemplo de piedade, lealdade e prosperidade, teve o caráter e a conduta regulada pelo temor do Senhor, o que se evidencia em toda sua história com destaque nos episódios do enfrentamento da tentação e perdão aos seus irmãos que lhe fizeram grande mal; pois diante do assédio continuado por parte da mulher de Potifar, ele exibe como motivo maior de resistência, o temor do Senhor, pois disse ele: faria eu este tamanho mal e pecaria contra Deus? (Gn 39:9).  E diante de seus irmãos culpados Ele diz: fazei isto e vivereis porque eu temo a Deus. (Gn 42:18) Podemos assim entender melhor o provérbio O temor do Senhor é fonte de vida e preserva contra os laços da morte. (Pv 14:27) E ainda Eis que o temor do Senhor é a sabedoria e o apartar- se do mal é a inteligência. Jó 28:28
Terceiro: Igreja primitiva. Ampliando o entendimento pensemos também no texto de Atos 2:43 onde lemos que: Em cada alma havia temor,e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. Em nossos dias muito se pergunta pelos milagres, sinais e maravilhas, porém para seguir a ordem escriturística deveríamos perguntar pelos homens e mulheres tementes a Deus,  que o tomam em consideração em todos os seus caminhos. Voltando ao texto principal temos a sublime informação as igrejas andavam no temor do senhor. Vejo nesta maravilhosa informação, uma igreja tão comprometida com Deus que posso acreditar que o desejo de cada fiel era descobrir a santidade de Deus para ser vivida cada dia, tendo em conta que o temor do Senhor é a vereda espiritual trilhada pelos filhos de Deus que caminham para o céu. 
Quarta: Cristãos da atualidade. Se usarmos a bíblia como instrumento de aferição para nossa geração, veremos que o temor do Senhor é mais uma virtude em extinção, como se pode ver: nos cânticos, nas pregações, na irreverência e na adoração carnal e mentirosa. É deplorável mais até na pratica do ministério pastoral muitos agem como se Deus não existisse, na verdade até sabem que ele existe, mas não o tomam em consideração. 
Faço a conclusão com as palavras do autor aos hebreus: pelo que tendo recebido um reino que não se pode ser abalado, retenhamos a graça mediante a qual sirvamos a Deus agradavelmente com reverência e santo temor porque o vosso Deus é fogo consumidor. (Hb 12:26-29)
Amados, andemos no temor do Senhor!  
Pr. João Gonçalves Mendes
(85)86167431
www.admaracanau.org.br
prjoaomendes@yahoo.com.br