Pastor - Um servo fiel

16/02/2012 17:34

 

Pastor - um servo fiel
 
O privilégio de um homem ser fiel, leal e honesto, parece inatingível, quando olhamos e vemos ao nosso derredor: o dolo, os artifícios e as astúcias que fazem dos homens meros escravos do engano em suas muitas modalidades. Quero lembrar que, por trás de cada atitude de engano alegra-se o mestre do ludibrio, à saber o diabo. Porém quando olhamos para Jesus a testemunha fiel e verdadeira e ainda para aqueles chamados grande nuvem de testemunhas, (hebreus 12.1) vemos a necessidade e a grande possibilidade da fidelidade no seu grau mais elevado, isto é a lealdade incondicional que pode ser vista na vida de Jó, Daniel, Noé (Ezequiel 14.14); Sadraque, Mesaque e abdenego (Daniel 3.16 a 18) e tantos outros. Portanto o pastor pode e deve ser um servo fiel como recomenda a palavra de Deus, como veremos a seguir:
 Primeiro. Quanto ao caráter Paulo recomenda ser: irrepreensível, justo, santo, honesto e de boa reputação (I tm 3.1-7, Tito 1.6-8) e adverte: convêm, também, que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia na afronta e no laço do diabo. 
 Segundo. Quanto a condução do rebanho de Deus a Bíblia recomenda:  Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós (Tito 2.7-8); e ainda I Co 4.1-2  Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus.  Além disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel. 
 Terceiro. Cristo exalta o servo fiel e prudente. Maltratar o rebanho, ser ganancioso e confuso são atitudes que caracterizam um obreiro infiel, imprudente e mal, que não toma em consideração a volta do Senhor e a prestação de contas com o dono da obra (Mt 24.48-49). A estes o Senhor já sentenciou conforme está escrito no texto de Mateus 24.50-51  Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe, e separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes.
 Amados companheiros da causa do Senhor sejamos diligentes na prática da fidelidade em toda nossa maneira de viver e com prudência conduzamos o rebanho de Deus como nos ensina Pedro em sua primeira epístola 5.1-4  Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.  Porque somente assim seremos participantes da Bem-aventurança prometida por Cristo no texto de Mateus 24.46-47 -  Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim. Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens. Aleluia.
 
Que o Senhor nos ajude em nossa nobre missão.
Pr. João Gonçalves Mendes
 
(85)86167431
 
www.admaracanau.org
 
prjoaomendes@yahoo.com.br