Olhando por nós e pelo rebanho do Senhor

16/02/2012 17:37

 

Cuidai, pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o espírito santo vos constitui bispos para apascentardes a igreja de Deus que ele adquiriu com seu próprio sangue. (ATOS 20:28)
 O presente texto se constitui de grandes e poderosas verdades, solenemente declaradas por Paulo em seu famoso discurso de despedida dos líderes cristãos de Èfeso na cidade de Mileto, pois apreciando os motivos do texto podemos sentir o augusto privilégio de pastorear o rebanho de Deus e a terrível responsabilidade de conduzir a noiva do cordeiro contra lobos ferozes que se vestem de pele de cordeiro, como podemos apreciar.
 Primeiro: Cuidado pessoal:   Os obreiros são solenemente exortados a cuidarem de si mesmos, está em foco à grande necessidade de uma conduta exemplar reveladora de um caráter formado em Cristo, pois somente assim estariam aptos como guias espirituais do povo de Deus.
 Segundo: Cuidado do rebanho de Deus:  De fato é mesmo terrível nossa responsabilidade como pastores, pois além da nossa necessidade de um caráter participante da natureza divina precisamos ser: diligentes, devotados, vigilantes, prudentes, irrepreensíveis e incorruptível também quando a doutrina.
 Terceiro: Constituídos pelo espírito santo para pastorear o rebanho de Deus: - Trata se de um privilégio grandioso, augusto e sublime.  Tendo em consideração o fato de que fomos escolhidos e nomeados pelo espírito santo, devemos simultaneamente compreender que o ser divino requererá de nós o fiel cumprimento das finalidades de nossa vocação, como o próprio Cristo nos ensina: não escolhestes vós a mim, mas eu escolhi a vós, e vos nomeei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça. (João 15:16)
 Quarto: Igreja comprada pelo sangue de Cristo:- Está em foco à sublimidade da igreja tendo em vista o que ela é para Deus. Conforme o texto de Tito 2:14 a igreja é: Redimida, purificada,especial, zelosa e de boas obras, em efésios 5:27 a igreja é : santificada, pura, santa e irrepreensível, e ainda IPedro 2:9 a igreja é: geração eleita; nação santa; sacerdócio real; povo adquirido e portadora da mensagem de Deus.
 Amados obreiros tendo em vista nossa prestação de contas com o sumo pastor e amor com que devemos amar nossos irmãos, trabalhemos agradavelmente, com devoção e misericórdia, com o firme propósito de edificar e multiplicar os que se agregam ao corpo de Cristo para a vida eterna.
O Senhor nos ajude em nossa augusta missão.